segunda-feira, 22 de junho de 2009

Mídias sociais como ferramenta de negócios

Postado por mcavalcanti 18/06/2009

Os sites de redes sociais, que começaram a ganhar força no mundo todo por volta de 2004, tinham e têm como um dos objetivos reforçar laços pessoais e profissionais. Representado principalmente por portais como Orkut, Twitter, YouTube, Facebook e Linkedin, esse universo de espaços sociais, que inclui também os blogs, ganhou mais força e importância a medida que foi servindo cada vez mais como canal de propagação de ideias, opiniões, recomendações e críticas de todos os tipos e formatos.
Protestos em forma de vídeos, reclamações sobre o péssimo desempenho de uma empresa, ou elogios sobre um determinado produto são apenas alguns dos tipos de ações em ambientes sociais que começaram a chamar a atenção de entidades para a importância de alguns serviços online como canal de aproximação com o consumidor e, principalmente, de observação de cultura e comportamento do usuário, de análise de repercussões de ações de marketing, e de medidas a serem tomadas antes que um incêndio se inicie. No campo do jornalismo, por exemplo, um veículo noticioso pode fazer uso das mídias sociais não só para propagar seu noticiário, mas para também conhecer melhor seu público, descobrir as demandas, definir linguagens etc.
Nesse contexto, uma agência de marketing digital do Rio de Janeiro criada em 2007, vem há cerca de dois anos propagando a idéia das mídias sociais como importante ferramenta de negócios. A empresa criou o Índice de Marcas em Mídias Sociais (IMMS), indicador elaborado para mostrar o posicionamento de uma marca e de seus principais concorrentes no Twitter, Orkut, YouTube e na chamada blogosfera.

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