sexta-feira, 25 de abril de 2008

Propaganda e Publicidade

Há muita confusão em torno das palavras " propaganda " e " publicidade ", que alguns chegam a empregar como se fossem sinônimos. A propaganda é definida como sendo "a comunicação de massa, paga, cujo objetivo é difundir informações, criar atitudes e induzir a ações benéficas ao anunciante (geralmente, compra do produto ou serviço anunciado)”. Em outras palavras, propaganda é todo esforço de comunicação tendente a beneficiar uma empresa, um produto ou um serviço sob o patrocínio ostensivo de alguém (o anunciante, claramente identificado). Por sua vez, publicidade é o esforço de comunicação destinada a influenciar determinadas atitudes, mas sem o patrocínio ostensivo de alguém (sem o anunciante).
Para dar um exemplo prático: a campanha do leite, que foi desenvolvida nos principais centros de consumo do Brasil é uma campanha de publicidade. Essa é uma campanha genérica que procura orientar o consumidor da ímportância de chegar a um consumo mínimo diário (dois copos) do produto. Não está querendo condicionar o consumidor a preferir determinada marca de leite. Se uma marca de leite - a Vigor, por exemplo - se dispusesse a fazer outra campanha, sua, exclusiva, sugerindo: " Tome dois copos ... mas de leite Vigor! " , esta sua campanha seria de propaganda .


Baseado no livro " Propaganda - uma força a serviço da empresa - Robert Leduc - Ed. Atlas "

2 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde Prezados leitores.
Conforme descrito a cima, de fato a diferença entre propaganda e publicidade foi corretamente explicada, embora muitas pessoas ainda confundem o que se refere ao contexto Propaganda e Publicidade.
Um outro exemplo bem equivalente ao que foi explicado, seria:
A agencia Newcomm (Roberto Justus ) , foi uma das agencias de publicidade que mais cresceu nos últimos tempos, mais sem fugir do contexto, o exemplo no qual me referi é aquele aonde uma pessoa sentada na mesa de um bar usa seu dedo indicador para solicitar o pedido de sua bebida ( Cerveja ) , observando esse fato a agencia entendeu qual sentido . – se agente trabalhar em cima desse gesto estaremos mostrando que nossa cerveja é a NUMERO 1 , o que se torno muito público e de muito sucesso também.

Ótima iniciativa.

abraços

Leo disse...

Exatamente, muitas campanhas acabam saindo muito errado por não diferenciar bem Propaganda e Publicidade.

Tem que saber dar o foco certo para cada situação como foi mostrado no caso Vigor.

Parabéns pelo blog é um ótim "auto ajuda" para nós que somos desse mercado tão louco e frenético.